quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Crianças muita atenção: Lavar os dentes é muito importante!

O que é Alzheimer e a relação com a família

À conversa sobre osteoporose: Triagem e prevenção da doença com a Dr.ª Ana Sardinha

Entrevista à equipa multidisciplinar do R.S.I

1) Por quantos elementos é constituída esta equipa?
A nossa equipa é uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social, uma educadora social, uma psicóloga e duas ajudantes de acção directa.

2) Em termos de R.S.I, quantas famílias estão no momento a acompanhar?
O protocolo de RSI consiste no acompanhamento de 180 Agregados Familiares.


3) Por onde se estende a vossa área de intervenção no concelho de Amarante?
A área de intervenção abrange as freguesias de Cepelos, Lomba, Salvador, Gondar, Candemil, Várzea, Sanche e S. Gonçalo.

4) Onde deverá ser requisitado o R.S.I?
O requerimento de R.S.I terá que ser entregue na Segurança Social da área de residência, neste caso em Amarante.
Posteriormente, é enviado às equipas de RSI a Informação Social com a qual vai ser efectuada, pela Técnica de Serviço Social, uma visita domiciliária e um atendimento presencial nas instalações do Bem-estar para averiguação da situação do agregado familiar.
Após parecer técnico, a decisão cabe aos serviços da Segurança Social para o deferimento ou indeferimento da prestação do RSI.

5) Qual é a função da assistente social?
A Assistente Social faz a leitura de todos os casos, enquanto receptor e realiza a triagem de casos, elaboração de diagnósticos, negociação e elaboração do programa de inserção, apresentação do programa de inserção e acordo de inserção em sede do NLI, acompanhamento de programas de inserção (atendimentos individuais e em grupo e realização de visitas domiciliárias, articulação com os recursos existentes), elaboração de propostas de apoios complementares a apresentar em sede do NLI, participação nas reuniões semanais do NLI, elaboração de avaliação de programa de inserção, elaboração de relatórios sociais, preenchimento do processo familiar, realização de mapa de atendimento mensal, atendimentos de primeira, segunda e terceira linha, dinamizadora de acções de informação dirigidas a grupos específicos.

7) Qual é a função da educadora social?
A técnica de Educação Social promove a negociação e elaboração do programa de inserção, apresentação do programa de inserção e acordo de inserção em sede do NLI, participação nas reuniões semanais de NLI, acompanhamento de programas de inserção (atendimentos individuais e em grupo e realização de visitas domiciliárias), elaboração de propostas de apoios complementares a apresentar em sede do NLI, elaboração de avaliação de programa de inserção, preenchimento do processo familiar e realização de mapa de atendimento mensal. Efectua atendimentos de segunda e terceira linha, integra as Ajudantes de Acção Directa, após enquadramento dos Programas de Inserção definidos pela equipa técnica a famílias no seu domicilio nas áreas de gestão doméstica, noções de higiene pessoal e habitacional e hábitos alimentares, organização de espaços, manutenção e conservação do espaço habitacional, puericultura entre outros.

8) E a psicóloga?
A Psicóloga efectua atendimentos de segunda e terceira linha acompanhando os casos de saúde mental (alcoolismo, toxicodependência e doença mental), crianças com dificuldades de aprendizagem, perturbações do comportamento, entre outras problemáticas. Realiza ainda apoio psicológico individualizado e dinamiza acções de formação dirigidas a grupos específicos. Procede igualmente na negociação e elaboração do programa de inserção, apresentação do programa de inserção e acordo de inserção em sede do NLI, acompanhamento de programas de inserção (atendimentos individuais e em grupo e realização de visitas domiciliárias), elaboração de propostas de apoios complementares a apresentar em sede do NLI, participação em reuniões semanais do NLI, elaboração de avaliação de programa de inserção, preenchimento do processo familiar e realização de mapa de atendimento mensal.

9) Quando o plano que elaboram para acompanhar determinada família não surte efeito, como resolvem o problema?
Caso a estratégia delineada para o Agregado Familiar não ter o efeito pretendido, enquanto equipa, avaliamos novamente o Plano de Intervenção de forma a reformular um novo projecto com novas estratégias. O nosso objectivo é sempre promover a melhoria das condições de vida de cada agregado familiar.

10) Em termos de prevalência de faixa etária, qual a média de idades das pessoas que acompanham nos vossos serviços?
Quanto à idade media, a maior parte encontra-se em idade activa (19-54 anos), constatando-se uma elevada percentagem de jovens. A proporção de idosos tem vindo a diminuir dado que a maioria está coberta por outros sistemas de protecção social, nomeadamente o CSI (Complemento Solidário para Idosos).

12) Se alguém quiser fazer donativos, onde e como o poderão fazer?
A população em geral pode dirigir-se às instalações do Bem-Estar para efectuar o seu donativo em géneros, ou seja, roupas, móveis, alimentação, etc.
Entrevista realizada por Ricardo Pinto em 12 de Agosto de 2009.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A.T.L do Bem - Estar

O A.T.L DO BEM – ESTAR
(MARTA NATAL - EDUCADORA DE INFÂNCIA NO A.T.L)

O nosso A.T.L (actividades de tempos livres) funciona durante todo o ano, se bem que durante o período escolar só recebe as crianças depois de as aulas terminarem.
Durante o período de férias estamos abertos das 8 até às 19 horas da tarde. As nossas instalações até à construção do novo edifício do bem-estar estão a funcionar no Salão do Centro Pastoral, mesmo em frente à igreja de Gondar.
As actividades que propomos às nossas crianças são imensas, desde visitas de estudo com carácter pedagógico, caminhadas, piscina, idas a praias fluviais, teatro, dança, jogos ao ar livre, encontros com outras instituições, trabalhos manuais, visualização de filmes, piqueniques, enfim, uma série de actividades que levamos a cabo com as nossas crianças. O A.T.L é da responsabilidade da educadora de infância, Marta Natal, que se encontra apoiada por funcionárias do Bem – Estar.
Para obter mais informações sobre esta valência ou mesmo inscrever a (s) sua (s) criança (s) dirija-se à sede do Bem – Estar e obterá todos os esclarecimentos que deseja.


Texto de: Ricardo Pinto

Osteoporose

FAÇA O TESTE DA OSTEOPOROSE EM 1 MINUTO: clique:
Quais são os sintomas da osteoporose?

- Fracturas com pequenos traumatismos (especialmente das vértebras, anca e punho)
- Perda de altura superior a 2,5 cm
- Aparecimento de corcunda ou ombros descaídos para a frente
- Dor nas costas, súbita, intensa e inexplicável

A forma do seu corpo muda por causa da osteoporose
- A altura diminui - A parte de cima das costas torna-se arredondada (corcunda) e a cabeça e os ombros inclinam-se para a frente - As costelas encostam nos ossos da bacia e a cintura fica mais larga - O abdómen fica mais proeminente - A parte de baixo das costas fica mais plana

Algumas consequências para o seu dia-a-dia

- Não consegue chegar aos armários como antigamente
- A roupa deixou de assentar tão bem (p.ex. a gola fica mais afastada da nuca, os casacos e camisas levantam atrás e as saias e vestidos empinam à frente)
- Sente-se rapidamente enfartada, mesmo com pouca comida
- Tem a sensação que as costelas a estão a furar

ALIMENTAÇÃO:

Uma alimentação variada e equilibrada é muito importante para uma vida saudável porque ajuda a prevenir muitas doenças (p.ex. diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade).

EXERCÍCIO FÍSICO:


Uma vida activa e a prática regular de exercício físico são muito importantes para a saúde dos ossos, em todas as fases da vida: durante o crescimento e até aos 30-35 anos ajudam a obter um bom pico de massa óssea e a partir dessa idade contribuem para que a perda óssea seja mais lenta ou estabilize.

Mesmo que já tenha osteoporose ou tenha sofrido uma fractura deve fazer exercício físico e evitar ter uma vida muito sedentária. O exercício vai ajudar a:

- manter a massa óssea e reduzir o risco de fractura
- melhorar a força muscular e permitir uma melhor postura
- melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de queda
- reduzir as dores crónicas da coluna
- prevenir ou diminuir as deformações da coluna provocadas pela osteoporose.
Nem todos os exercícios são bons para quem tem osteoporose e não deve começar qualquer programa sem falar com o seu médico.

O exercício adequado para si vai depender da gravidade da sua osteoporose, da existência de outros problemas de saúde e da sua forma física.

Regra geral não deve fazer mais que três sessões de exercício por semana, com duração de 30 minutos cada uma.

O que pode fazer
Os melhores tipos de exercícios para quem tem osteoporose são:


- exercícios com carga: marcha, dança e aeróbica de baixo impacto
- exercícios com resistência: usando pesos livres, aparelhos ou fitas de borracha


Uma óptima actividade para quem tem problemas de equilíbrio é o Tai-Chi, uma forma muito suave de artes marciais que melhora o equilíbrio, a postura e reduz as quedas.

A natação, por não ser feita em carga, não é recomendada quando se pretende aumentar a massa óssea. No entanto, se já teve fracturas vertebrais, a natação e a hidroginástica suave podem ser bons exercícios, uma vez que a impulsão da água reduz o esforço necessário, reduz a probabilidade de ter dor na execução e ajuda a melhorar a força muscular.

Prevenção da deformação e da dor
As deformações da coluna vertebral e as dores crónicas nas costas podem ser reduzidas através da prática de exercícios que fortalecem a musculatura da coluna, do tórax, dos ombros e dos abdominais.

Depois de aprender estes exercícios com um terapeuta, poderá executá-los em casa, de forma regular.

Fonte: http://www.aporos.pt/

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Entrevista à cozinheira do Bem - Estar

Na cozinha do Bem - Estar com a funcionária Fernanda.

(Fotografia de Ricardo Pinto)

1) A cozinha do Bem – Estar está a funcionar para que destinatários?
Durante o ano lectivo o bem-estar confecciona refeições para as crianças do Jardim-de-Infância de Gondar, escolas locais, idosos do Apoio Domiciliário e os profissionais da Instituição que o desejarem.

2) Em média, quantos almoços confeccionam diariamente?
A média durante o ano é de 42 crianças das escolas locais, 14 idosos, 6 funcionários e 60 crianças do Jardim-de-Infância de Gondar.
Estas refeições são confeccionadas com o auxílio da cozinha na Escola de Vila Seca – Gondar.

3) Em termos de refeições, que empresa é responsável por isso?
A Associação, há cerca de 2 anos, estabeleceu um protocolo com uma empresa a GERTALA - Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, S.A.
Este protocolo foi assinado no sentido de legalizar tudo o que estivesse relacionado com a confecção e tratamento de alimentos.
A empresa é composta por diversos técnicos, de diversas áreas, que permite um controle de qualidade dos alimentos por nós confeccionados. Assim, as ementas são elaboradas por uma responsável da empresa tendo como retaguarda uma nutricionista.

4) Nem sempre são as mesmas ementas para as crianças e idosos. Em que podem variar?
As ementas são elaboradas semanalmente de forma a praticar e incutir uma alimentação saudável e diversificada. No entanto, a ementa das crianças é diferente da ementa dos idosos. Desde sempre, existiu a preocupação, por parte da Directora Técnica, de ir ao encontro dos gostos e costumes da população idosa, que é muito particular.
Para além disto, sempre que existe recomendações médicas tentámos satisfazer o pedido de dieta.

5) Que tipo de comidas confeccionam?
De tudo um pouco. Existe a preocupação de eliminar os fritos. A ementa é composta por sopa, prato principal e sobremesa. O prato principal é alternado com um prato de peixe e um prato de carne.

6) A que dias vos chegam os alimentos?
Todas as terças e sextas-feiras recebemos os géneros alimentares. Diariamente, é entregue o pão.

7) Se alguém tiver uma indisposição. Há forma de verificar se se trata da comida aqui confeccionada?
Sim. Todos os dias são armazenadas em sacos isotérmicos amostras de comida por um período de 72 horas - período indicado para a detecção de viroses provocadas pela intoxicação alimentar.




Entrevista realizada em 29 de Julho por Ricardo Pinto

domingo, 2 de agosto de 2009

Formandas da Associação Bem - Estar participam na actividade integradora sobre «Energias Renováveis»

A AUGE, auditoria e gestão Lda., com sede na Rua 31 de Janeiro em Amarante levou a efeito na Cozinha dos Frades da Câmara Municipal de Amarante uma acção de apresentação da actividade integradora, cujo tema estava subordinado às «Energias Renováveis». Esta acção está integrada no Curso de Educação e Formação para Adultos, cursos EFA e foi conduzida por formandos do referido curso, tendo como mediadora a Dr.ª Celeste Campos. As entidades convidadas formam a DREN, Associação «Bem – Estar», Associação Empresarial, o CLAP e a EPALC.