segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Exercite a Mente - Contra a doença de Alzheimer

Actualmente, a demência constitui um dos principais problemas médicos e sociais, assistindo-se a um crescimento exponencial da prevalência desta doença (em associação directa com o envelhecimento da população). A Doença de Alzheimer, responsável por 50% das demências primárias, é uma doença do cérebro de causa desconhecida, um processo neurodegenerativo progressivo, lento e irreversível que começa por aniquilar a memória recente e, subsequentemente, as outras funções mentais.O exercício da mente, quer seja ao nível da memória quer seja no seu estímulo ao nível do raciocínio e lógica, é um importante factor para a criação de barreiras ao desenvolvimento ou progressão da degeneração neurológica. Seguem alguns desafios mentais:
1. Esta imagem é uma espiral?
2. Jogo da visão periférica
Durante 10 segundos, concentre a sua visão num ponto fixo à sua frente (o ecrã do computador ou a garrafa de água, por exemplo), mas esteja também atento ao que está no seu campo de visão periférica, sem desviar os olhos do objecto que fixou inicialmente. Passados os 10 segundos, faça uma lista de tudo que viu, e depois repita o procedimento, tentando adicionar mais itens à sua lista.Gradualmente, pode aumentar o nível de dificuldade. Diminua o tempo de exposição, sente-se noutro lugar ou peça a alguém para adicionar objectos ao ambiente sem que você perceba.
3. Jogo de memorização de Andi Bell
Decore os seguintes nomes:
Martelo
Bule
Arvore
Barco
Maionese
Gato
Bebé
Tesouras
Espelho
Chapéu-de-chuva
Uma outra versão da técnica de Andi Bell mas com um truque… veja se o descobre.Tente lembrar-se das seguintes letras por ordem utilizando apenas 15 segundos para as decorar.

CI AFB IKG BDN ABB C UKC NNU SA
4. Questões de lógica1.
1. A Maria tem seis pares de luvas pretas e seis pares de luvas castanhas na sua gaveta. Em completa escuridão, quantas luvas ela deverá tirar da sua gaveta para se assegurar que obtém um par condizente?
2. A mãe, o pai e os dois filhos chegam a um rio e encontram um barco. É um barco pequeno e apenas pode levar um adulto ou duas crianças de cada vez. Ambas as crianças são boas remadoras. Como pode toda a família chegar ao outro lado do rio?
3. Qual o maior número possível de escrever utilizando apenas dois números (apenas números, sem recurso a símbolos matemáticos).
5. Desafio mental
Existe uma rua com cinco casas, cada uma com uma cor diferente. Em cada uma destas casas vive uma pessoa de uma nacionalidade diferente da do seu vizinho, cada uma delas tem um animal de estimação diferente, bem como diferentes bebidas favoritas e marcas de cigarro.
1. O Inglês vive na casa vermelha
2. O sueco tem um cão
3. O Dinamarquês bebe chá
4. A casa verde está no lado esquerdo da casa branca
5. O dono da casa verde bebe café
6. A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros
7. O dono da casa amarela fuma Dunhill
8. O homem que vive na casa do meio bebe leite
9. O norueguês vive na primeira casa
10. O homem que fuma Blend vive ao lado do que tem gatos
11. O homem que cria cavalos vive ao lado do homem que fuma Dunhill
12. O homem que fuma Blue Master bebe cerveja
13. O Alemão fuma Prince
14. O Norueguês vive ao lado da casa azul
15. O homem que fuma Blend tem um vizinho que bebe água
Pergunta: Quem tem um peixe em casa?
6. Paradoxo do mentiroso
1. Um Italiano ruma à Grécia e diz a um Grego ao chegar: “Todos os Italianos são mentirosos”.
2. Uma semana depois, o Italiano foi a novamente à Grécia e disse: “Todos os Italianos são mentirosos e tudo o que digo é verdade”. Os Gregos ficaram confusos: se alguém diz que é um mentiroso, estará essa pessoa a falar a verdade ou a mentir? Exercite a mente e divirta-se. Em breve seguirão as respostas aos desafios de raciocínio.

Doença de Alzheimer… É bom não esquecer!

Fonte: MediaHealth Portugal

Sem comentários: