domingo, 12 de outubro de 2008

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO


"Dia Internacional do Idoso…" assim foi no passado dia 01 de Outubro de 2008.
Como vem sendo hábito, o CLAP, a ADESCO, o Centro Social de Real e o Bem-Estar de Gondar, Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Amarante, reuniram as suas energias em prol da pessoa Idosa. Estas entidades, organizadoras, prepararam para os Idosos de todo o Concelho de Amarante, a comemoração do Dia Internacional do Idoso. Tendo convidado todas as Instituições do Concelho com intervenção na área da terceira idade, juntaram-se a estas a Cooperativa Sonho de Vida (Mancelos), Associação Progredir, o Centro Social de Jazente e a Associação Humanitária de Figueiró S. Tiago.
O evento decorreu no Centro Pastoral de S. Gonçalo, iniciando com a celebração da missa pelas 11h00, seguindo-se o almoço de convívio e uma tarde cheia de animação.
Neste convivo, estiveram presentes os vários Dirigentes Institucionais, assim como, a representante da Segurança Social de Amarante - Drª Rosário Loureiro e um representante da Câmara Municipal de Amarante - Dr. Hélder Ferreira e o pároco de S. Gonçalo. No fim do almoço, através de um discurso directo, José Clemente, da ADESCO, em nome da organização do evento, começou por dar as boas vindas ao novo padre de S. Gonçalo, desejando-lhe as maiores felicidades para a sua missão. Agradeceu a presença de todos os idosos no convívio, felicitou as técnicas das instituições organizadoras, bem como as instituições que abraçaram a iniciativa, esperando que no próximo ano participem neste evento todas as instituições do Concelho de Amarante. Felicitou as instituições pelo trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo do ano em prol do bem estar dos idosos. Dirigindo-se aos idosos referiu: " É com grande orgulho que participo nesta iniciativa, porque ela foi feita para pessoas que já deram tudo de si à sociedade. Esta actividade simboliza o reconhecimento das instituições pelo muito que ao longo da sua vida fizeram pela comunidade".Agradeceu à CMA, na pessoa do Dr. Hélder Ferreira o apoio dado para a concretização da iniciativa, assim como ao Centro Pastoral, pela cedência do espaço"
De seguida, ouviu-se o representante da Câmara Municipal de Amarante, Dr. Hélder Ferreira, o qual relembrou "que o idoso não se deve sentir minimizado, mas sim valorizado. O saber destes nunca deverá ser esquecido. Para além disto, este evento consegue uma intervenção em Rede, chega a todas as freguesias do Concelho de Amarante, mesmo aquelas que estão mais distantes e isoladas do centro".
À Câmara Municipal de Amarante, um desde já MUITO OBRIGADO. Todos estão profundamente agradecidos, uma vez que esta entidade permitiu o desenvolvimento pleno da actividade, com o seu contributo financeiro.
Deve-se ainda, um agradecimento especial à FOTO BRAGA, que ofereceu uma fotografia de grupo a todos os idosos, na totalidade cerca de 150 fotografias.
A TODOS UM MUITO OBRIGADO E ATÉ PARA O ANO.



Um pouco de discurso….



Em prol da Terceira Idade, é necessário não esquecer que a tendência para o crescimento da população idosa é um dos traços mais salientes da sociedade portuguesa actual. A vitalidade das nossas sociedades depende cada vez mais da participação activa das pessoas idosas. Assim, o desafio passa por proporcionar uma cultura que valorize a experiência e o conhecimento que, aumenta com a idade. Todos devemos proporcionar as condições económicas e sociais que permitam à pessoa idosa uma integração plena na sociedade.
Com o avança da idade, é certo que, se ganha e se perde. Perdem-se capacidades físicas, psicológicas e sociais. Contudo é uma das características do ser humano, ter consciência destas perdas, o que implica uma melhor adaptação na forma de viver e actuar na sociedade. Quanto ao ganho, com o avanço da idade, não podemos deixar de focar a sabedoria popular e experiência.
Uma pessoa, com idade avançada, pode despertar para a realização criadora invulgar e ainda nos pode dar, não a noção de algum problema motivado pela idade, mas a alegria do gosto pela vida e pela humanidade, devendo para tal ter consciência que pode contar com o nosso apoio, acompanhamento e com uma palavra amiga.
Não devemos esquecer que a palavra envelhecer possui, tal como qualquer outro estádios da vida, os seus próprios valores, o seu próprio encanto, a sua própria sabedoria.
É por isso e para isto, que no dia-a-dia, com tristeza, com alegria, com dor, lutamos dentro e fora das nossas instituições com as pessoas mais crescidas na idade e na vida.

Sem comentários: