terça-feira, 14 de outubro de 2008

A VIDA DEPOIS DOS CINQUENTA...

Desejo de (re)começar a viver depois dos 50

Cursos, mestrados e doutoramentos, viagens de sonho, criação da própria empresa, voluntariado - são apenas algumas das opções que os novos seniores encontram para ocupar as horas vagas e, dizem, finalmente começar a viver.
"Apenas 34,1% dos portugueses com idade igual ou superior a 65 anos consideram o seu estado de saúde actual positivo e apenas 28,7% apresentam níveis de bem--estar psicológico elevados", conclui o estudo Bem Estar 65, conduzido pela empresa KeyPoint, a pedido do Instituto de Formação e Inovação na Saúde (Forpoint), o "maior estudo sobre qualidade de vida e bem-estar psicológico realizado em Portugal" e divulgado hoje.
A saúde é o principal motivo de diminuição de bem-estar neste grupo etário, mas também a solidão e a falta de condições económicas ou de estudos condicionam a qualidade de vida dos nossos seniores. Assim, tal como concordam os peritos em Gerontologia - especialidade recente no panorama da Medicina -, a promoção de actividades que permitam abrir horizontes, expandir conhecimentos, partilhar experiências ou, simplesmente, terminar com a solidão são fundamentais.
A Rutis, Rede de Universidades de Terceira Idade, representante e certificadora de 112 universidades da Terceira Idade do país desde 2005, é um bom exemplo de dinamismo pro-sénior e de como a info-exclusão dos mais velhos é, pouco a pouco, algo do passado.
Com aulas virtuais, em
www.seniorvirtual.net/, qualquer sénior poderá participar, inclusive dos momentos de convívio na sala virtual da universidade ou pelo hi5. Está também a tempo de concorrer a uma das duas bolsas de pós-graduação para mestrado ou doutoramento sénior, no valor de dois mil euros cada.
E então? Já percebeu que a vida começa depois da reforma? Por que não alargar horizontes e verificar o que é que o catálogo da Rede 55+ tem para lhe oferecer, em
http://www.byweb.pt/travel_pt.pdf?
"São actividades pensadas por pessoas com mais de 55 anos, em dez países da União Europeia, destinadas a maiores de 55", explica Teresa Pinto, da Byweb, empresa que concebeu e lançou também, em 1999, o site Projecto Tio.

Fonte: JN, Erika Nunes

Sem comentários: