quarta-feira, 29 de julho de 2009

Entrevista às funcionárias do Serviço de Apoio Domiciliário

A valência de Apoio Domiciliário da Associação presta cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, ou outro impedimento, não possam assegurar as suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
Continuando nas entrevistas, desta vez com as senhoras do SAD (Serviço de Apoio Domiciliário), Manuela e Dona Fátima.
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Foto de Ricardo Pinto

1) Em termos de horários, qual é a vosso horário?
O horário do serviço, por norma, é das 8 às 16 horas. No entanto, existem ajustes perante as necessidades reais dos utentes. Tentámos sempre que possível satisfazer o utente mediante os seus hábitos e costumes.

2) Quantas Ajudantes Familiares colaboram no serviço?
Sempre duas ajudantes familiares.

3) Com que actividades iniciam o vosso dia? Cada dia é um dia. Por vezes, o inicio do dia passa pelo serviço de lavandaria (tratamento da roupa dos utentes). Contudo, e por norma, o serviço de Higiene pessoal e cuidado de imagem é o primeiro e aquele que mais se concentra no período da manhã. Tentámos sempre que possível, e quando nos é solicitado, o serviço de higiene habitacional.

4) De que serviços é composto o Apoio Domiciliário? O Serviço de Apoio Domiciliário possui os seguintes serviços:

a) Distribuição da alimentação;

b) Animação e recreação;

c) Higiene pessoal;

d) Tratamento de roupa pessoal;

e) Tratamento da roupa da cama;

f) Pequena limpeza da casa (arrumar o quarto e a cozinha e limpar a casa de banho);

g) Outros serviços (marcação de consultas, pagamento de serviços, acompanhamento ao exterior).


5) Em que áreas se estende o vosso serviço?
As áreas de intervenção da Associação são Gondar, Sanche, Padronelo e Lugar de Moure. No entanto, podemos intervir em outras freguesias do Concelho. Para tal, é necessário que a área geográfica não possua Instituições com Apoio Domiciliário ou a Instituição dessa área não possa assegurar o serviço. Aqui é necessário um documento a comprovar que a Instituição não pode prestar apoio.


6) Em termos da lavandaria, quem é que pode usufruir desta valência? Só pode usufruir do serviço de lavandaria os utentes de Centro de Convívio e Apoio Domiciliário. O serviço é interno.


7) Em média, quanto tempo demora cada atendimento em casa do utente?
O tempo da prestação de serviço é imprevisível isto porque, dependemos sempre do estado do utente. Por vezes, chegamos ao domicílio e apercebemo-nos de que o utente está mais triste, está doente, entre outras coisas que nos levam a estar mais tempo com o utente.

Para além disto, dependemos ainda, do serviço que o utente contrata. Por norma, os dois serviços mais demorados são a higiene pessoal e habitacional. Na higiene pessoal temos sempre várias condicionantes como por exemplo a autonomia física, a autonomia mental, o estado de saúde do utente, entre outros factores.


8) Em termos de utentes para a higiene pessoal, quantos têm neste momento?
O número varia constantemente, actualmente temos dois senhores e sete senhoras com a higiene pessoal a nosso encargo.


9) Em termos de refeições, a que horas iniciam a distribuição? O serviço inicia pelas 12h00 e prolonga-se até às 13h00.

10) Em termos de refeições, como é que são armazenadas até chegar aos utentes?
Cada utente tem a sua marmita. Neste momento estamos a fazer a distribuição de cerca de uma dúzia de almoços. Mas, mais uma vez, depende, já chegámos a servir 17 refeições ao domicílio.


11) Em termos de patologias dos utentes, quais são as que habitualmente lidam no vosso quotidiano?
Já trabalhámos com utentes que tinham cancro, doentes de alzheimer, parkinson, esquizofrenia, diabetes, hipertensão, … Em todos os casos é preciso cuidados especiais, nomeadamente com as medicações, quando a nosso encargo e dietas alimentares.


12) Gostam do vosso trabalho?
Sim, é evidente que com o tempo viemos a ganhar mais «à vontade», nomeadamente na área da higiene pessoal. Mas gostámos dos nossos utentes, quando estamos a arrumar a casa deles por exemplo, conversam connosco, contam-nos os seus problemas e fazemos tudo o que está ao nosso alcance para os ajudar, nas mais variadas situações, desde ir às compras, ao médico, para tudo aquilo que nos pedem…

(Serviço de Lavandaria, exclusivo para os utentes.)

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Fotos de Ricardo Pinto

Entrevista realizada em 29 de Julho de 2009 por Ricardo Pinto

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