sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Entrevista à cozinheira do Bem - Estar

Na cozinha do Bem - Estar com a funcionária Fernanda.

(Fotografia de Ricardo Pinto)

1) A cozinha do Bem – Estar está a funcionar para que destinatários?
Durante o ano lectivo o bem-estar confecciona refeições para as crianças do Jardim-de-Infância de Gondar, escolas locais, idosos do Apoio Domiciliário e os profissionais da Instituição que o desejarem.

2) Em média, quantos almoços confeccionam diariamente?
A média durante o ano é de 42 crianças das escolas locais, 14 idosos, 6 funcionários e 60 crianças do Jardim-de-Infância de Gondar.
Estas refeições são confeccionadas com o auxílio da cozinha na Escola de Vila Seca – Gondar.

3) Em termos de refeições, que empresa é responsável por isso?
A Associação, há cerca de 2 anos, estabeleceu um protocolo com uma empresa a GERTALA - Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, S.A.
Este protocolo foi assinado no sentido de legalizar tudo o que estivesse relacionado com a confecção e tratamento de alimentos.
A empresa é composta por diversos técnicos, de diversas áreas, que permite um controle de qualidade dos alimentos por nós confeccionados. Assim, as ementas são elaboradas por uma responsável da empresa tendo como retaguarda uma nutricionista.

4) Nem sempre são as mesmas ementas para as crianças e idosos. Em que podem variar?
As ementas são elaboradas semanalmente de forma a praticar e incutir uma alimentação saudável e diversificada. No entanto, a ementa das crianças é diferente da ementa dos idosos. Desde sempre, existiu a preocupação, por parte da Directora Técnica, de ir ao encontro dos gostos e costumes da população idosa, que é muito particular.
Para além disto, sempre que existe recomendações médicas tentámos satisfazer o pedido de dieta.

5) Que tipo de comidas confeccionam?
De tudo um pouco. Existe a preocupação de eliminar os fritos. A ementa é composta por sopa, prato principal e sobremesa. O prato principal é alternado com um prato de peixe e um prato de carne.

6) A que dias vos chegam os alimentos?
Todas as terças e sextas-feiras recebemos os géneros alimentares. Diariamente, é entregue o pão.

7) Se alguém tiver uma indisposição. Há forma de verificar se se trata da comida aqui confeccionada?
Sim. Todos os dias são armazenadas em sacos isotérmicos amostras de comida por um período de 72 horas - período indicado para a detecção de viroses provocadas pela intoxicação alimentar.




Entrevista realizada em 29 de Julho por Ricardo Pinto

Sem comentários: