quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Entrevista à equipa multidisciplinar do R.S.I

1) Por quantos elementos é constituída esta equipa?
A nossa equipa é uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social, uma educadora social, uma psicóloga e duas ajudantes de acção directa.

2) Em termos de R.S.I, quantas famílias estão no momento a acompanhar?
O protocolo de RSI consiste no acompanhamento de 180 Agregados Familiares.


3) Por onde se estende a vossa área de intervenção no concelho de Amarante?
A área de intervenção abrange as freguesias de Cepelos, Lomba, Salvador, Gondar, Candemil, Várzea, Sanche e S. Gonçalo.

4) Onde deverá ser requisitado o R.S.I?
O requerimento de R.S.I terá que ser entregue na Segurança Social da área de residência, neste caso em Amarante.
Posteriormente, é enviado às equipas de RSI a Informação Social com a qual vai ser efectuada, pela Técnica de Serviço Social, uma visita domiciliária e um atendimento presencial nas instalações do Bem-estar para averiguação da situação do agregado familiar.
Após parecer técnico, a decisão cabe aos serviços da Segurança Social para o deferimento ou indeferimento da prestação do RSI.

5) Qual é a função da assistente social?
A Assistente Social faz a leitura de todos os casos, enquanto receptor e realiza a triagem de casos, elaboração de diagnósticos, negociação e elaboração do programa de inserção, apresentação do programa de inserção e acordo de inserção em sede do NLI, acompanhamento de programas de inserção (atendimentos individuais e em grupo e realização de visitas domiciliárias, articulação com os recursos existentes), elaboração de propostas de apoios complementares a apresentar em sede do NLI, participação nas reuniões semanais do NLI, elaboração de avaliação de programa de inserção, elaboração de relatórios sociais, preenchimento do processo familiar, realização de mapa de atendimento mensal, atendimentos de primeira, segunda e terceira linha, dinamizadora de acções de informação dirigidas a grupos específicos.

7) Qual é a função da educadora social?
A técnica de Educação Social promove a negociação e elaboração do programa de inserção, apresentação do programa de inserção e acordo de inserção em sede do NLI, participação nas reuniões semanais de NLI, acompanhamento de programas de inserção (atendimentos individuais e em grupo e realização de visitas domiciliárias), elaboração de propostas de apoios complementares a apresentar em sede do NLI, elaboração de avaliação de programa de inserção, preenchimento do processo familiar e realização de mapa de atendimento mensal. Efectua atendimentos de segunda e terceira linha, integra as Ajudantes de Acção Directa, após enquadramento dos Programas de Inserção definidos pela equipa técnica a famílias no seu domicilio nas áreas de gestão doméstica, noções de higiene pessoal e habitacional e hábitos alimentares, organização de espaços, manutenção e conservação do espaço habitacional, puericultura entre outros.

8) E a psicóloga?
A Psicóloga efectua atendimentos de segunda e terceira linha acompanhando os casos de saúde mental (alcoolismo, toxicodependência e doença mental), crianças com dificuldades de aprendizagem, perturbações do comportamento, entre outras problemáticas. Realiza ainda apoio psicológico individualizado e dinamiza acções de formação dirigidas a grupos específicos. Procede igualmente na negociação e elaboração do programa de inserção, apresentação do programa de inserção e acordo de inserção em sede do NLI, acompanhamento de programas de inserção (atendimentos individuais e em grupo e realização de visitas domiciliárias), elaboração de propostas de apoios complementares a apresentar em sede do NLI, participação em reuniões semanais do NLI, elaboração de avaliação de programa de inserção, preenchimento do processo familiar e realização de mapa de atendimento mensal.

9) Quando o plano que elaboram para acompanhar determinada família não surte efeito, como resolvem o problema?
Caso a estratégia delineada para o Agregado Familiar não ter o efeito pretendido, enquanto equipa, avaliamos novamente o Plano de Intervenção de forma a reformular um novo projecto com novas estratégias. O nosso objectivo é sempre promover a melhoria das condições de vida de cada agregado familiar.

10) Em termos de prevalência de faixa etária, qual a média de idades das pessoas que acompanham nos vossos serviços?
Quanto à idade media, a maior parte encontra-se em idade activa (19-54 anos), constatando-se uma elevada percentagem de jovens. A proporção de idosos tem vindo a diminuir dado que a maioria está coberta por outros sistemas de protecção social, nomeadamente o CSI (Complemento Solidário para Idosos).

12) Se alguém quiser fazer donativos, onde e como o poderão fazer?
A população em geral pode dirigir-se às instalações do Bem-Estar para efectuar o seu donativo em géneros, ou seja, roupas, móveis, alimentação, etc.
Entrevista realizada por Ricardo Pinto em 12 de Agosto de 2009.

Sem comentários: