terça-feira, 8 de maio de 2007

VAMOS À ESCOLA

"Vamos à Escola" é uma das várias actividades intergeracionais que se encontra planificada no Plano de Acção para 2007 do Centro de Convívio da Associação. Esta acção consiste em levar os idosos a diferentes estabelecimentos escolares ou não, para que transmitam a outras gerações os seus conhecimentos e vice-versa.
Desta forma, o primeiro encontro deu-se na Bouça do Pombal a 2 de Março de 2007 com um grupo de mulheres, residentes neste Bairro local. Nesta dia, uma das idosas ensinou a fazer pão e outra ensinou a fazer tapete.
No final do encontro realizou-se um lanche com o pão confeccionado no local. Das conversas informais conclui-se que esta actividade é gratificante para ambas as partes, e vale a pena lançar mais iniciativas deste género. Os saberes dos idosos vão-se perdendo à medida que a inovação tecnológica avança. É importante manterem-se os usos e costumes da nossa terra.
Para além desta actividade, no dia 8 de Fevereiro de 2007 o Centro de Convívio deslocou-se à Escola da Ovelhinha de Gondar para transmitir aos meninos do ensino básico o procedimento básico para o fabrico do pão. Tal como as crianças, os idosos envolveram-se activamente.
A actividade contou com a participação da Confeitaria Sonhos do Tâmega que permitiu a cozedura do pão nas suas instalações. Confeccionado o produto, idosos e crianças provaram a sua bela arte.

Sem comentários: