quarta-feira, 2 de maio de 2007

VAMOS À REVISTA

No passado dia 27 de Abril de 2007, a Associação Bem-Estar de Gondar promoveu no Centro Pastoral de Amarante a iniciativa “Vamos à Revista…” onde estiveram cerca de cento e cinquenta pessoas. Esta iniciativa contou com a participação de várias Instituições nomeadamente: ADESCO (Jardim-de-infância e ATL), Colégio S. Gonçalo de Amarante, CERCIMARANTE (CAO), CECAJUVI de Baião (Centro de Convívio e Apoio à Juventude e Idosos), ADIB de Felgueiras (Associação para o Desenvolvimento Integral de Barrosas), Casa do Povo de Telões, ACIA, Santa Casa da Misericórdia de Amarante, Associação PROGREDIR, Centro Social de Jazente, Associação Sonho de Vida e Jardim-de-Infância de Gondar.
A actividade iniciou por volta das 14h30, o Presidente da Associação Manuel Fernando Cerqueira Pinto, deu as boas vindas aos participantes agradecendo a presença de todos e acima de tudo, reforçou a necessidade deste tipo de eventos uma vez que os idosos precisam de ser valorizados entre a sua geração e outras gerações.
À medida que a actividade ia decorrendo, que contou com a apresentação e animação de dois estagiários do Colégio de S. Gonçalo de Amarante do Curso Tecnológico de Animação Sociocultural (Karina Marinho e Luís Oliveira), os vários grupos apresentaram diversas peças de teatro e dança. As quais demonstraram grande diversidade desde: A Dança das Cores dançada pela CERCIMARANTE; A Moreninha; Indo eu, Indo eu, a caminho de Viseu trazidas pela ADESCO; Auto da Barca de Gil Vicente representada pela ABID; A Carochinha representada pela CECAJUVI; O Entrevistador apresentado pelo Bem Estar; Zé Povinho representado pela Casa do Povo de Telões; A Ida ao Médico apresentado por um grupo de alunas do Curso Geriatria a decorrer na ACIA; A Ida ao Casamento peça representada pelos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Amarante; O hino de Jazente cantado por um grupo de senhoras do Centro Social de Jazente e um fado cantado por uma idosa da Associação Progredir.
De acordo com a Educadora Social Cristina Machado, responsável pela planificação da actividade, a avaliação é positiva. Os objectivos propostos foram atingidos nomeadamente: despertar o interesse e motivação da sociedade em geral; promover um encontro interinstitucional e promover a intergeracionalidade.
“Esta tipo de iniciativas permite-nos concluir que vale sempre a pena realizar actividades com os idosos e demonstrar o quanto valem. Cada vez mais a nossa Associação aposta no envelhecimento activo. É este tipo de acção que vem desmistificar o papel do idoso na nossa sociedade. É preciso termos a noção que ser idoso é SER MAIS, porque tem mais experiência, mais vivência, mais anos de vida, mais doenças crónicas, mais perdas, sofre mais preconceitos e tem mais tempo disponível. E desta forma, estes pequenos momentos, construídos com Eles, permitem uma convivência saudável que permite exercitar a memória, os sentidos, o aumento da confiança e auto-estima. O importante é que saibam que este tempo que passamos juntos é totalmente deles e que estão num ambiente de respeito e aceitação. Envelhecer é simplesmente passar para uma nova etapa da vida que deve ser vivida de maneira mais positiva, saudável e feliz possível” refere Cristina Machado.
O evento encerrou com um lanche que contou com a colaboração dos Armazéns Soares Ribeiro & Filhos (que ofereceu várias bebidas), a Associação Comercial de Amarante (que ofereceu vários queques preparados pelos alunos do curso Serviço de Mesa) e o Programa Escolhas (grupo de mulheres que realizou um bolo com cerca de sete quilos).

“Em nome da Associação Bem-Estar agradeço a TODOS os colaboradores e participantes a contribuição e participação, sem os quais o evento não teria tido o sucesso que obteve. Até para o ano”

Sem comentários: