quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SEJA SOLIDÁRIO: "Sol" convida Instituições a ajudarem quem mais precisa

Nesta quadra natalícia, o semanário SOL pretende ajudar as instituições de solidariedade a divulgar junto da população portuguesa os bens de que mais carecem.

Através do e-mail solidariedade@sol.pt, as instituições que pretendam aderir a esta iniciativa deverão enviar informação sobre o tipo de bens que procuram angariar: vestuário, brinquedos, alimentos ou outros. E ainda o local onde eles podem ser entregues.
Depois de reunida a informação, o SOL desenhará um mapa dos bens necessários de Norte a Sul do país, com ligação às respectivas instituições. O mapa ficará disponível no site do SOL (www.sol.pt) até ao último dia deste ano.
Fonte: Sol

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

COMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO 2008

No dia 11 de Novembro, os Idosos do Centro de Convívio contaram com a presença do Centro Social de Jazente para a comemoração do S. Martinho, comer castanhas e beber um pouco de jeropiga foram um terço da acção... Vejam só...

Deixo este vídeo para reflectirem...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Recolha de material

A Associação encontra-se a fazer uma recolha de material a diversos níveis, nomeadamente: livros, material didáctico, mobiliário, estantes, mesas, cadeiras de tamanho pequeno, entre outros.
Esta recolha vai no sentido de melhorar o espaço do ATL. As poucas verbas não permitem remodelar, como gostariamos, o espaço tornando-o confortável e agradável para as nossas crianças.
Assim sendo, toda a ajuda é bem vinda e agradecida do fundo do coração.
Para mais informações não existem em contactar a Técnica Cristina Machado.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

netmóvel@vô

No dia 09 de Outubro de 2008, a netmóvel do baixo Tâmega, foi visitar o Centro de Convívio de Gondar. Os idosos puderam conhecer a realidade da informática e da internet. Através do messenger puderam comunicar com idosos de uma freguesia do Marco de Canaveses e com pessoas conhecidas...Palavras para quê vejam...



terça-feira, 14 de outubro de 2008

A VIDA DEPOIS DOS CINQUENTA...

Desejo de (re)começar a viver depois dos 50

Cursos, mestrados e doutoramentos, viagens de sonho, criação da própria empresa, voluntariado - são apenas algumas das opções que os novos seniores encontram para ocupar as horas vagas e, dizem, finalmente começar a viver.
"Apenas 34,1% dos portugueses com idade igual ou superior a 65 anos consideram o seu estado de saúde actual positivo e apenas 28,7% apresentam níveis de bem--estar psicológico elevados", conclui o estudo Bem Estar 65, conduzido pela empresa KeyPoint, a pedido do Instituto de Formação e Inovação na Saúde (Forpoint), o "maior estudo sobre qualidade de vida e bem-estar psicológico realizado em Portugal" e divulgado hoje.
A saúde é o principal motivo de diminuição de bem-estar neste grupo etário, mas também a solidão e a falta de condições económicas ou de estudos condicionam a qualidade de vida dos nossos seniores. Assim, tal como concordam os peritos em Gerontologia - especialidade recente no panorama da Medicina -, a promoção de actividades que permitam abrir horizontes, expandir conhecimentos, partilhar experiências ou, simplesmente, terminar com a solidão são fundamentais.
A Rutis, Rede de Universidades de Terceira Idade, representante e certificadora de 112 universidades da Terceira Idade do país desde 2005, é um bom exemplo de dinamismo pro-sénior e de como a info-exclusão dos mais velhos é, pouco a pouco, algo do passado.
Com aulas virtuais, em
www.seniorvirtual.net/, qualquer sénior poderá participar, inclusive dos momentos de convívio na sala virtual da universidade ou pelo hi5. Está também a tempo de concorrer a uma das duas bolsas de pós-graduação para mestrado ou doutoramento sénior, no valor de dois mil euros cada.
E então? Já percebeu que a vida começa depois da reforma? Por que não alargar horizontes e verificar o que é que o catálogo da Rede 55+ tem para lhe oferecer, em
http://www.byweb.pt/travel_pt.pdf?
"São actividades pensadas por pessoas com mais de 55 anos, em dez países da União Europeia, destinadas a maiores de 55", explica Teresa Pinto, da Byweb, empresa que concebeu e lançou também, em 1999, o site Projecto Tio.

Fonte: JN, Erika Nunes

domingo, 12 de outubro de 2008

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO


"Dia Internacional do Idoso…" assim foi no passado dia 01 de Outubro de 2008.
Como vem sendo hábito, o CLAP, a ADESCO, o Centro Social de Real e o Bem-Estar de Gondar, Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Amarante, reuniram as suas energias em prol da pessoa Idosa. Estas entidades, organizadoras, prepararam para os Idosos de todo o Concelho de Amarante, a comemoração do Dia Internacional do Idoso. Tendo convidado todas as Instituições do Concelho com intervenção na área da terceira idade, juntaram-se a estas a Cooperativa Sonho de Vida (Mancelos), Associação Progredir, o Centro Social de Jazente e a Associação Humanitária de Figueiró S. Tiago.
O evento decorreu no Centro Pastoral de S. Gonçalo, iniciando com a celebração da missa pelas 11h00, seguindo-se o almoço de convívio e uma tarde cheia de animação.
Neste convivo, estiveram presentes os vários Dirigentes Institucionais, assim como, a representante da Segurança Social de Amarante - Drª Rosário Loureiro e um representante da Câmara Municipal de Amarante - Dr. Hélder Ferreira e o pároco de S. Gonçalo. No fim do almoço, através de um discurso directo, José Clemente, da ADESCO, em nome da organização do evento, começou por dar as boas vindas ao novo padre de S. Gonçalo, desejando-lhe as maiores felicidades para a sua missão. Agradeceu a presença de todos os idosos no convívio, felicitou as técnicas das instituições organizadoras, bem como as instituições que abraçaram a iniciativa, esperando que no próximo ano participem neste evento todas as instituições do Concelho de Amarante. Felicitou as instituições pelo trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo do ano em prol do bem estar dos idosos. Dirigindo-se aos idosos referiu: " É com grande orgulho que participo nesta iniciativa, porque ela foi feita para pessoas que já deram tudo de si à sociedade. Esta actividade simboliza o reconhecimento das instituições pelo muito que ao longo da sua vida fizeram pela comunidade".Agradeceu à CMA, na pessoa do Dr. Hélder Ferreira o apoio dado para a concretização da iniciativa, assim como ao Centro Pastoral, pela cedência do espaço"
De seguida, ouviu-se o representante da Câmara Municipal de Amarante, Dr. Hélder Ferreira, o qual relembrou "que o idoso não se deve sentir minimizado, mas sim valorizado. O saber destes nunca deverá ser esquecido. Para além disto, este evento consegue uma intervenção em Rede, chega a todas as freguesias do Concelho de Amarante, mesmo aquelas que estão mais distantes e isoladas do centro".
À Câmara Municipal de Amarante, um desde já MUITO OBRIGADO. Todos estão profundamente agradecidos, uma vez que esta entidade permitiu o desenvolvimento pleno da actividade, com o seu contributo financeiro.
Deve-se ainda, um agradecimento especial à FOTO BRAGA, que ofereceu uma fotografia de grupo a todos os idosos, na totalidade cerca de 150 fotografias.
A TODOS UM MUITO OBRIGADO E ATÉ PARA O ANO.



Um pouco de discurso….



Em prol da Terceira Idade, é necessário não esquecer que a tendência para o crescimento da população idosa é um dos traços mais salientes da sociedade portuguesa actual. A vitalidade das nossas sociedades depende cada vez mais da participação activa das pessoas idosas. Assim, o desafio passa por proporcionar uma cultura que valorize a experiência e o conhecimento que, aumenta com a idade. Todos devemos proporcionar as condições económicas e sociais que permitam à pessoa idosa uma integração plena na sociedade.
Com o avança da idade, é certo que, se ganha e se perde. Perdem-se capacidades físicas, psicológicas e sociais. Contudo é uma das características do ser humano, ter consciência destas perdas, o que implica uma melhor adaptação na forma de viver e actuar na sociedade. Quanto ao ganho, com o avanço da idade, não podemos deixar de focar a sabedoria popular e experiência.
Uma pessoa, com idade avançada, pode despertar para a realização criadora invulgar e ainda nos pode dar, não a noção de algum problema motivado pela idade, mas a alegria do gosto pela vida e pela humanidade, devendo para tal ter consciência que pode contar com o nosso apoio, acompanhamento e com uma palavra amiga.
Não devemos esquecer que a palavra envelhecer possui, tal como qualquer outro estádios da vida, os seus próprios valores, o seu próprio encanto, a sua própria sabedoria.
É por isso e para isto, que no dia-a-dia, com tristeza, com alegria, com dor, lutamos dentro e fora das nossas instituições com as pessoas mais crescidas na idade e na vida.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Exercite a Mente - Contra a doença de Alzheimer

Actualmente, a demência constitui um dos principais problemas médicos e sociais, assistindo-se a um crescimento exponencial da prevalência desta doença (em associação directa com o envelhecimento da população). A Doença de Alzheimer, responsável por 50% das demências primárias, é uma doença do cérebro de causa desconhecida, um processo neurodegenerativo progressivo, lento e irreversível que começa por aniquilar a memória recente e, subsequentemente, as outras funções mentais.O exercício da mente, quer seja ao nível da memória quer seja no seu estímulo ao nível do raciocínio e lógica, é um importante factor para a criação de barreiras ao desenvolvimento ou progressão da degeneração neurológica. Seguem alguns desafios mentais:
1. Esta imagem é uma espiral?
2. Jogo da visão periférica
Durante 10 segundos, concentre a sua visão num ponto fixo à sua frente (o ecrã do computador ou a garrafa de água, por exemplo), mas esteja também atento ao que está no seu campo de visão periférica, sem desviar os olhos do objecto que fixou inicialmente. Passados os 10 segundos, faça uma lista de tudo que viu, e depois repita o procedimento, tentando adicionar mais itens à sua lista.Gradualmente, pode aumentar o nível de dificuldade. Diminua o tempo de exposição, sente-se noutro lugar ou peça a alguém para adicionar objectos ao ambiente sem que você perceba.
3. Jogo de memorização de Andi Bell
Decore os seguintes nomes:
Martelo
Bule
Arvore
Barco
Maionese
Gato
Bebé
Tesouras
Espelho
Chapéu-de-chuva
Uma outra versão da técnica de Andi Bell mas com um truque… veja se o descobre.Tente lembrar-se das seguintes letras por ordem utilizando apenas 15 segundos para as decorar.

CI AFB IKG BDN ABB C UKC NNU SA
4. Questões de lógica1.
1. A Maria tem seis pares de luvas pretas e seis pares de luvas castanhas na sua gaveta. Em completa escuridão, quantas luvas ela deverá tirar da sua gaveta para se assegurar que obtém um par condizente?
2. A mãe, o pai e os dois filhos chegam a um rio e encontram um barco. É um barco pequeno e apenas pode levar um adulto ou duas crianças de cada vez. Ambas as crianças são boas remadoras. Como pode toda a família chegar ao outro lado do rio?
3. Qual o maior número possível de escrever utilizando apenas dois números (apenas números, sem recurso a símbolos matemáticos).
5. Desafio mental
Existe uma rua com cinco casas, cada uma com uma cor diferente. Em cada uma destas casas vive uma pessoa de uma nacionalidade diferente da do seu vizinho, cada uma delas tem um animal de estimação diferente, bem como diferentes bebidas favoritas e marcas de cigarro.
1. O Inglês vive na casa vermelha
2. O sueco tem um cão
3. O Dinamarquês bebe chá
4. A casa verde está no lado esquerdo da casa branca
5. O dono da casa verde bebe café
6. A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros
7. O dono da casa amarela fuma Dunhill
8. O homem que vive na casa do meio bebe leite
9. O norueguês vive na primeira casa
10. O homem que fuma Blend vive ao lado do que tem gatos
11. O homem que cria cavalos vive ao lado do homem que fuma Dunhill
12. O homem que fuma Blue Master bebe cerveja
13. O Alemão fuma Prince
14. O Norueguês vive ao lado da casa azul
15. O homem que fuma Blend tem um vizinho que bebe água
Pergunta: Quem tem um peixe em casa?
6. Paradoxo do mentiroso
1. Um Italiano ruma à Grécia e diz a um Grego ao chegar: “Todos os Italianos são mentirosos”.
2. Uma semana depois, o Italiano foi a novamente à Grécia e disse: “Todos os Italianos são mentirosos e tudo o que digo é verdade”. Os Gregos ficaram confusos: se alguém diz que é um mentiroso, estará essa pessoa a falar a verdade ou a mentir? Exercite a mente e divirta-se. Em breve seguirão as respostas aos desafios de raciocínio.

Doença de Alzheimer… É bom não esquecer!

Fonte: MediaHealth Portugal

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

2º Passeio Pedestre de Gondar (Amarante) - Dia 20 de Setembro de 2008

A Associação “Bem-Estar” e a União Desportiva e Cultural de Gondar, com o apoio da Junta de Freguesia de Gondar, organizam o seu segundo passeio pedestre no próximo dia 20 de Setembro.

Este evento tem como finalidade proporcionar o convívio entre a comunidade, promovendo o interesse pelo pedestrianismo e o gosto pelo exercício físico.

A inscrição deverá ser realizada até dia 15 de Setembro, pelo valor simbólico de 5€, através de contacto telefónico, e-mail ou fax.

A concentração para o início do percurso terá lugar na praia fluvial de Gondar às 15h00m, com início previsto às 16h30m e chegada às 19h30 no mesmo local. No final da marcha decorrerá um jantar convívio com vitela assada na brasa seguido de animação musical.


Tlf: 255 441 097
Fax: 255 441 201
E-mail: bemestar_equiparsi@hotmail.com

FORMAÇÕES MODULARES CERTIFICADAS














Ficha de Inscrição

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS













Ficha de Inscrição (a remeter nas Instalaões da Associação Bem-Estar de Gondar)





domingo, 31 de agosto de 2008

Prestação do Rendimento Social de Inserção deixa de reduzir valor do complemento solidário

A atribuição do complemento solidário a um idoso vai deixar de implicar uma redução no rendimento social de inserção que este receba, indica um decreto regulamentar publicado em Diário da República. O decreto regulamentar 17/2008 indica que "para efeitos de atribuição do complemento [solidário para idosos] não se consideram, ainda, os rendimentos da prestação do rendimento social de inserção (RSI), quando da sua consideração resulte uma diminuição desta prestação e da prestação do complemento solidário para idosos". O complemento solidário para idosos destina-se a pessoas com mais de 65 anos e com rendimentos inferiores a 400 euros/mês. Até agora, quando um idoso queria acumular um complemento solidário com o Rendimento Social de Inserção dividia-se o valor anual da prestação do RSI pelo número de elementos do agregado familiar.
O objectivo, indica o texto introdutório do decreto regulamentar, é o de "salvaguardar que o efeito da consideração do montante do complemento [solidário para idosos], entretanto atribuído no recálculo do valor da prestação de rendimento social de inserção, não conduza a uma diminuição de ambas as prestações".
O diploma publicado em Diário da República, que altera o decreto regulamentar 3/2006, também modifica as condições de atribuição do complemento para os idosos que tenham familiares a residir em equipamentos sociais. Assim, indica o decreto regulamentar, "quando algum dos elementos do agregado familiar do requerente resida em equipamento social, considera-se como rendimento o montante correspondente ao valor das comparticipações da segurança social, para efeitos de atribuição do complemento".São considerados como "equipamentos sociais" os que estão integrados na "rede pública, privada e solidária, comparticipados ou não segurança social". Até aqui especificava-se que os "equipamentos sociais" considerados incluíam-se nas tipologias "Lar de idosos", "Centro de dia", "Centro de convívio" ou "Apoio domiciliário".
O texto introdutório do decreto regulamentar indica que "após análise das situações dos requerentes em concreto, concluiu-se que estes idosos, apesar de frequentarem equipamentos sociais, continuam, na sua maioria, a suportar encargos fixos, designadamente com habitação própria, o que determina uma diminuição dos rendimentos efectivamente disponíveis".De acordo com dados do orçamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social para 2008, o complemento solidário para idosos estava orçamentado em 140 milhões de euros, mais do que dobro do que no ano anterior.O complemento solidário para idosos abrange cerca de 65 mil pensionistas. Por outro lado, o valor orçamentado para o Rendimento Social de Inserção em 2008 ascende a 371 milhões de euros (contra os 361 milhões do ano anterior).Fonte: Jornal da Solidariedade

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

PRÓSTATA: O que é? Diagnóstico e tratamento.

A próstata é a glândula do aparelho reprodutor masculino, localiza-se abaixo da bexiga e envolve a uretra na sua parte inicial. Situa-se à frente do recto pelo que é palpável pelo toque rectal. No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, pesando cerca de 20 g. Esta glândula produz um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal e aos espermatozóides produzidos nos testículos. No seu interior ocorre a transformação da principal hormona masculina – a testosterona – em dihidrotestosterona que, por sua vez, é responsável pelo controlo do crescimento da glândula. A glândula prostática encontra-se dividida em 2 zonas: central e periférica.
A próstata cresce pouco até à puberdade, quando passa a sofrer influências importantes de hormonas masculinas, alcançando cerca de 20 g por volta dos 20 anos de idade. Estima-se que, a partir dos 31 anos, passa a crescer 0,4 g por ano.



O cancro da próstata é um tumor maligno ou seja, as suas células podem, em determinada altura, disseminar-se através dos vasos sanguíneos ou linfáticos para outros locais do organismo. Esta disseminação acontece preferencialmente para os gânglios linfáticos, ossos e pulmões. O desenvolvimento do cancro da próstata é normalmente lento e raramente acontece antes dos 50 anos. Nas idades mais avançadas, este tipo de cancro é frequente embora nem sempre origine complicações. Os sintomas, quando surgem, são geralmente manifestações de doença avançada, já localizada noutros órgãos. Antes do aparecimento da determinação do PSA – análise ao sangue para doseamento sérico do antigénio específico da próstata – raramente se conseguia detectar o carcinoma da próstata numa fase precoce, ou seja, de doença localizada da próstata. Isso só acontecia quando, no decorrer de uma visita ao urologista, um toque rectal detectava um pequeno nódulo prostático. Assim sendo, o diagnóstico do cancro da próstata era habitualmente tardio e nessa fase os tratamentos, embora melhorem a situação, não deixam de ser paliativos. Apesar de poderem haver suspeitas, a partir de determinados valores de PSA, o diagnóstico de cancro da próstata efectua-se exclusivamente por biópsia. Actualmente, não havendo ainda prevenção para este tipo de cancro, recomenda-se que a partir dos 50 anos todos os homens se preocupem em saber se o seu PSA é normal. Isto principalmente se há história famíliar de cancro prostático. A detecção precoce possibilita uma terapêutica curativa. No entanto, em idades mais avançadas, e dado o crescimento normalmente lento do cancro da próstata, outros factores terão que ser ponderados, uma vez que existem outras alternativas terapêuticas que devem ser discutidas com o médico urologista.O prognóstico é variável e depende da extensão do tumor. Cerca de 10 por cento dos doentes morrem seis meses depois do diagnóstico, no entanto 10% sobrevivem cerca de 10 anos ou mais. O cancro da próstata no Mundo Actualmente o cancro da próstata é a quarta causa de morte por cancro nos homens nos países desenvolvidos, sendo apenas ultrapassado pelo cancro de pulmão, colorectal e estômago. Em 2000 estimavam-se cerca de 193 mil novos casos de cancro da próstata e 35.800 mortes nos EUA. No mesmo período, o Reino Unido registou o diagnóstico de 21.300 casos de cancro da próstata, tornando-se o segundo mais comum entre os homens naquele país. Em Portugal, e de acordo com o rastreio anual efectuado pelo Serviço de Urologia do Hospital do Desterro, deverão existir mais de 110 mil portugueses com cancro da próstata ou seja, 2,2 por cento da população masculina. Trata-se do segundo cancro em prevalência e em mortalidade nos homens, logo após o cancro do pulmão.

Factores de risco
As causas do cancro da próstata continuam desconhecidas. No entanto, os factores de risco incluem:
Idade - o único grande risco – a idade média de diagnóstico é de 70 anos.
Raça - algumas evidências sugerem que o risco de cancro da próstata varia de acordo com a origem racial.
História familiar - homens com uma história familiar de cancro da próstata têm risco acrescido. Outros riscos potenciais incluem o consumo de álcool, défices de vitaminas ou minerais e outros hábitos alimentares.

Métodos de detecção
Existem três métodos frequentemente utilizados:
Exame rectal digital - trata-se de um método pouco dispendioso e relativamente não invasivo.
Ultrassonografia Transrectal
Antigénio Específico da Próstata (PSA) - elevados níveis de PSA sérico podem levantar a suspeita de cancro da próstata. As vantagens deste exame estão na sua simplicidade, objectividade, reprodutibilidade e menor custo que a ecografia. O tratamento O tumor inicia-se na maioria dos casos na zona periférica, e cresce invadindo a restante glândula. Pode permanecer confinado à glândula, mas também pode invadir as regiões vizinhas ou, em casos avançados, disseminar para regiões mais distantes tanto por via hemática como por via linfática. São as conhecidas “metástases”.

São utilizados correntemente três tipos de tratamento, dependendo do estadio do tumor:
Watchful waiting - monitorização da doença e aplicação do tratamento apenas se esta demonstrar sinais de progressão.
Cirurgia - normalmente reservada para doentes com bom estado geral e tumores localizados à glândula prostática.
Radioterapia - aplicada externamente ou através implantação cirúrgica de pequenas esferas radioactivas na próstata.
Terapia hormonal - a maioria dos cancros da próstata são hormono-dependentes, sendo o seu crescimento dependente de androgénios (hormonas masculinas, sendo a mais importante a testosterona). Privando o tumor de testosterona, que é produzida príncipalmente pelos testículos, o seu tamanho tende a diminuir. A terapia hormonal pode beneficiar os homens em todos os estadios do cancro.
Fonte: Associação Portuguesa de Urologia

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ALZHEIMER: vacina baseada no tomate

Os cientistas do Instituto de Biociência e Biotecnologia da Coreia do Sul estão a desenvolver uma vacina contra a doença de Alzheimer, baseada no tomate.Os investigadores inseriram um gene da proteína beta-amilóide (cuja acumulação no cérebro está ligado às causas da doença) no genoma do tomate e mediram as respostas imunológicas de ratos às proteínas tóxicas derivada do tomate. Ao analisar o sangue dos ratos, os cientistas observaram uma forte resposta imunológica após o reforço, com a produção de anti-corpos para a proteína. Apesar de não terem verificado uma redução nas placas no cérebro dos animais, os cientistas acreditam que esse pode ser um passo importante para a produção da vacina.
Fonte: Mundo Sénior

terça-feira, 19 de agosto de 2008

RECICLAR ajuda AMI

«Pense Amarelo. Ajude o Ambiente, Ajude muita gente», volta a ser o lema de mais uma campanha da empresa de tratamento de resíduos Valorsul, que junta a vocação ambiental ao carácter humanista.

Durante o Verão, a AMI será beneficiária desta campanha, recebendo 20 euros por cada tonelada de resíduos plásticos recolhidos nos ecopontos em Agosto.Nesta campanha, todas as embalagens de plástico contam: desde a garrafa de água ou sumo, à garrafa de detergente, gel de banho ou iogurte.A campanha pretende incentivar a separação de resíduos para posterior reciclagem, com todos os benefícios a nível ambiental que o gesto representa, ao mesmo tempo que se contribui para ajudar pessoas carenciadas que a AMI apoia.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Anos Triunfo




Há cerca de um mês, os Idosos do Centro de Convívio, todas as quartas-feiras a partir das 14h00, recebem a visita da Técnica de Serviço Social do Programa Progride sediado em Amarante. A Técnica aborda várias temáticas desde os direitos dos idosos, a alimentação saudável, o desporto na terceira idade, entre outros.

No dia 06 de Agosto de 2008 foi colocada em prática a sessão do Desporto saudável na Terceira Idade. Para tal, contamos com a colaboração da Escola Secundária de Amarante que cedeu o seu ginásio e a colaboração/participação de um voluntário, do Programa Voluntariado Jovem, da área de fisioterapia.

Eco-animação


No dia 28 de Julho o ATL teve a honra de receber a Drª Carla Pinheiro para uma sessão de eco-animação.

As crianças foram sensibilizadas para a problemática da poluição e a necessidade de reciclar os materiais.

A criatividade e o sentido artístico foram constantemente apelados.

é possível consultar o blog da Drª Carla em: http://www.consultoriaemeducacaosocial.blogspot.com/

Uma tarde bem passada com o CLAP

No dia 30 de Julho os idosos do Bem-Estar receberam na Praia Fluvial de Larim os Idosos do CLAP. Estes vieram conhecer um pouco mais o local e aproveitar o espaço verde.
A refeição foi servida ao ar livre, na Praia. Entre várias actividades estiveram em destaque as danças, os cantares e as artes plásticas. Todas estas actividades tiveram como objectivos o intercâmbio das duas Instituições, o convívio entre diferentes idosos, o divertimento, o lazer, a criatividade e sobretudo a animação.


Dia Mundial dos Avós



No dia 25 de Julho de 2008 a Associação organizou um convívio intergeracional com os idosos do Centro de Convívio e do Serviço de Apoio Domiciliário, e crianças do ATL. As duas gerações trouxeram, a convite da Associação, avós e netos.
O dia foi comemorado na Quinta de Palmazões, na freguesia de Gondar.
Na parte da manhã foram planificadas actividades em torno das artes plásticas/trabalhos manuais e culinária. Destes ateliers, o resultados final foi: várias pizzas devoradas à hora do almoço pelas crianças e a decoração de caixinhas de madeiras, assim como a decoração de uns garrafões em vidro.
Depois de almoço, as crianças actuaram para os mais idosos com um espectáculo de dança.
Antes do regresso a casa, os avós ouvir os parabéns cantados pelos netos/crianças. Os quais foram brindados com bolo e ......

sexta-feira, 25 de julho de 2008

ATL DE VERÃO...



Entre piscinas, visitas, expressão motora, praia fluvial, expressão corporal, dia mundial dos avós, expressão plástica, dança,...as crianças do ATL da Associação têm-se divertido "bué"...

Espaço Mulher



Na passada quarta-feira, dia 23 de Julho de 2008, terminou o "Espaço Mulher". Este espaço foi criado em parceria com o Programa Progride de Amarante e teve 8 sessões. Foi organizado um grupo de mulheres, específicas, mulheres vitimas de violência doméstica, mulheres com baixa auto-estima, mulheres desempregadas, entre outras.

O trabalho desenvolvida contou com a Animadora Célia do Progride, a qual trabalhou as várias problemáticas sem entrar demasiado nelas.

Os resultados são muito positivos, uma das mulheres vítima de violência doméstica está a ser acompanhada para sair de casa com os seus filhos, as desempregadas adquiriram várias conhecimentos para aplicar na prática e fazer por conta própria trabalhos manuais para depois vender ao público. Quanto à auto-estima todas fortaleceram esta característica. Aliás, o pedido delas foi "tem de nos arranjar mais sessões destas, nós queremos mais, e sobretudo queremos aprender mais".

O resultado está à vista...

sexta-feira, 18 de julho de 2008

À AVENTURA...





No passado dia 16 de Julho os Idosos do Centro de Convívio e Apoio Domiciliário deslocaram-se até à Quinta da Torre na Freguesia de Banho - Marco de Canaveses. Esta visita tornou-se numa grande aventura e diversão, os idosos demonstraram pelas suas expressões verbais o gosto e prazer sentido na visita.


Esta actividade contou com o apoio da Abomarão que cedeu o transporte e o motorista.

Tarde bem passada...em ÔLO


No dia 27 de Junho, a Associação deslocou-se com os Idosos do Centro de Convívio e Apoio Domiciliário a Vila Chã do Marão - CLAP. Foi estabelecida uma parceria entre as duas Instituições, a fim de proporcionar aos Idosos um maior conhecimento do meio local e proporcionar momentos de lazer e convívio.

Durante a manhã os idosos participaram em várias actividades e dinâmicas de grupo. Depois do almoço, oferecido pelo CLAP, os idosos fizeram uma visita guiada ao rio de Ôlo.

Santos Populares





Mais uma vez, a Associação Bem-Estar comemorou com a Comunidade Idosa os Santos Populares. Neste ano de 2008, contou com a presença e participação/colaboração de várias IPSS nomeadamente, a Adesco - Idosos de Carvalho de Rei, Associação Progredir - Idosos de Ansiães, Candemil, Bustelo Várzea e a Associação de Grilo - Idosos de Baião. Conseguiram-se entre os Idosos momentos de lazer e convívio. Para alem disto, o S. Pedro e o S.João ajudaram à festa.